A moda no século XIX

Imagem

 

No século XIX, o uso de peles e plumas era muito comum e pode-se dizer que uma grande inspiração da moda foi a natureza, principalmente as plantas. Os bordados com desenhos de flores e folhas eram um dos detalhes mais comuns nos trajes. Eram feitas representações realistas de frutas que tomavam conta de todo o tecido. Vemos que no século XXI essa tendência é muito forte no verão. Ainda somos tentados a cair nas estampas florais, de frutas e folhas. Imagens de insetos como abelhas e joaninhas eram bordadas nos vestidos.

Mais tarde, houveram algumas mudanças no modo de pensar e consequentemente no modo de se vestir. Detalhes como o decote mais baixo e a famosa cintura imperial que se ajusta abaixo o busto. Foi quando quando se acrescentou um corpete chamado de le corsage.    

Com a reintrodução do corpete separado, o vestido logo passou a ter menos pregas. Estas ficavam nas costas, o que dava ao traje todo um aspecto inteiramente diferente. A moda logo instituiu um vestido sem pregas, e por volta de 1807 os vestidos eram tão justos que mal se conseguia andar com eles (KOHLER, 2005, p.486). 

Isso no início do século. Ainda houveram infinitas mudanças de estilo graças ao Império Napoleônico e mudanças de pensamento e de vida da nobreza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s